Gestão do parque adotou medidas para funcionamento durante a pandemia
O parque municipal Tenente Brigadeiro Roberto Faria Lima, conhecido como Sporting, completou neste dia 24/9 um mês desde a reabertura em seu horário normal de funcionamento, das 6h às 19h. Mesmo contando playgrounds, mesas para piquenique, quadra poliesportiva, campo de futebol e aparelhos de academia ao ar-livre, o espaço está aberto apenas para a realização de caminhada e corrida em suas trilhas e calçadas, já que a cidade segue enfrentando os efeitos da pandemia do novo coronavírus.
![]() |
Entrada principal do Sporting pela rua Soldado Antônio Bento Abreu |
Sem acesso aos bebedouros, considerados potenciais pontos de transmissão da Covid-19, os usuários do parque devem realizar as suas atividades físicas com máscaras e em caminhos unidirecionais (em uma única direção) devidamente sinalizados com placas instaladas nos postes de iluminação. A área dos banheiros está autorizada para uso público e totens com álcool gel estão em pontos do passeio público.
Segundo a concessionária que administra o parque, no último mês, em média, 200 pessoas circularam por dia nas dependências em horários espaçados. A média havia sido de 80 usuários por dia entre os dias 13/7 e 23/8 quando o Sporting retomou suas atividades em horário reduzido, das 10h às 16h. Antes, de 20/3 a 14/7, portanto, durante mais de três meses, o parque ficou fechado. Até segunda ordem, somente está aberta a entrada principal pela rua Soldado Antônio Bento Abreu.
![]() |
Um dos totens com álcool em gel disponibilizados pelo parque |
Moradora do bairro há mais de 40 anos, Sandra Rodrigues há seis anos frequenta o parque para caminhadas diárias. Em sua avaliação, foi “horrível” ficar sem acesso ao parque durante os meses de março e julho, ainda que justificável por conta da pandemia. Tanto é que só voltou a caminhar pelo Sporting em meados de agosto com a retomada do horário normal de funcionamento. “Fiquei um tempo sem vir porque o parque estava abrindo às 10h e, quando estava calor, não tinha condições de andar sob o sol forte”, afirma.
![]() |
Bebedouro e entrada para academia ao ar-livre isolados |
Para Sinelí Ribeiro Lima, vizinha do parque há 32 anos, são positivas as medidas de distanciamento social estabelecidas pela gestão do parque, como o isolamento da academia ao ar-livre e dos bebedouros, e a orientação para que as pessoas caminhem em um único sentido para evitar o contato. “É a segurança da gente mesmo. Se abrir ali [apontando para os aparelhos da academia] não tem como deixar uma pessoa limpando toda hora”, justifica.
Gestão
Desde o mês de janeiro deste ano o Sporting está sob nova gestão. Acompanhada de uma representante da administração do parque, a equipe do Diário do Parque soube que a estrutura do espaço vem passando por obras e já conta com profissional exclusivo para capinagem e jardinagem. Também há a expectativa de que, assim que possível e seguro, o parque conte com programas de educação ambiental em parceria com as instituições de ensino do bairro.
0 Comentários